sexta-feira, 19 de junho de 2009

#) stúdio fátima toledo – curso intensivo com roberto andreoli

Hoje cedo fui pro estúdio. Somos um grupo de 15 pessoas. E hoje rolou mais uma introdução do Andreoli sobre o Método. Nos mostrou cenas de construção de “Casa de Alice” e “Tropa de Elite”. A ideia central do método, talvez seja a de não construir uma personagem e sim buscar em você mesmo uma verdade para aquela situação e vivenciá-la em cena. Claro que a preparação, em si, para um filme que seja, já é um grande estofo. Me pareceu que vão de encontro aos métodos da Vertigem e das coisas que estou acostumada a trabalhar. Suspeito que vou gostar muito!

Ocorrido em: 09/02/2009

Um comentário:

  1. Acho que é uma desrespeitosa re-interpretação de fundamentos stanislawskianos - onde, fazendo uso de atributos não convencionais, tendo como foco apenas o resultado, colocando o corpo e a psique do ator em risco, atingi-se algo que é chamado quase que irresponsavelmente como atuação. O "método" é a busca por uma curto caminho que coloca, impreterivelmente, a (não)ética do tratar o homem como ferramenta da/pra arte como apenas um descartável meio.

    Leia carta ao ator D - no livro de Eugênio Barba ( não recordo se é em Canoa de papel ou além das ilhas flutuantes), é lindo.

    Prefiro, o "se" de Sanislawski ao "ser" dos neo-construtores de pseudos-métodos.

    Apenas uma outra opinião...

    ResponderExcluir